domingo, 17 de maio de 2009

Seu avô tem gênio

Eu ri porque sabia que ele ia voltar... Saiu xingando alto e voltou:
-Mila, você tá ficando mal da cabeça! Filmar o que? Filmar o que? Para que filmar aquilo lá...Isso é até humilhar. Filmar a casa de pedra no chão. Para que? Para que? Você vai lá desde pequena... você já sabe toda a história. Eu nasci lá...naquela casa que caiu... você já sabe toda história. Tem coisa que eu lembro... quando eu era pequeno gostava muito dos animais... isso eu lembro... com dois anos ia no curral brincar com os cabritinhos, eu lembro que botava o dedo na boquinha deles e eles chupavam, disso eu lembro. E com cinco anos já tinha responsabilidade, não era brincar não... Era trabalhar mesmo. Eu alimentava as galinhas e recolhia os ovos. Meu pai tinha muito filho e muito bicho. Tinha que arrumar um jeito de alimentar tanta gente e a gente trabalhava, plantava muito... aquela coisa de viver junto da natureza. Mas você já sabe tudo, ora. Já sabe tudo. Porra (com muito sotaque) para que filmar? Você tá ficando maluca!Colhianos o feno, hera, chama era em galego (coloca o sotoque e estufa o peito)... e no inverno os animais comiam porque era neve por todos os lados, não tinha como sair... era muita neve. E eles quem aqueciam a casa, não tinha luz... aquecedor... nada... A primeira vez que sair de Portocamba... passei 9 dias em Lisboa... na pensao de uma velhinha...
Foi andando e falando, um sorriso leve no rosto...
- Ai vô... tem tanta coisa para a gente filmar!
- Como filmar Mila?! Como filmar?
- A história vô!
- E como voce vai arrumar os animais? E a neve? Historia é o que a gente faz aqui e agora! Aqui e agora, Mila! Você é toda diferente... toda diferente... Olha... seu avô tem gênio, seu avô tem gênio, viu?
Saiu bradando!
Se eu tivesse uma câmera no olho... meu documentário já estava pronto!
Meia hora depois ele volta, entra no meu quarto, reclama da bagunça, me chama para comer sopa...
- Você está ficando alopradinha... ri.
- Porque vô?
- Olha ai... você é toda diferente...
Lembrar de onde veio... meu avô tem gênio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário