quarta-feira, 20 de maio de 2009

Preciso de uma camera!

Tudo solto.

-Sara Fernandez Sotto (Sarita) - Professora - Regime de Franco - Religião - ABC, alguma coisa de geografia - Eu era bom mesmo em matemática - Era esforçado, era dedicado. Ela tinha nascido na Bahia (?!! Mundo mundo vasto mundo... se eu me chamasse Raimundo... haveria tantas coincidências???)
- 6 anos - Guerra Civil espanhola - 10 anos - 2 guerra mundial - Poucas festas nessa época. A gente sentia os reflexos da guerra. Como todo o mundo sentiu.
- 17 anos - Ferreiro - Fazia ferramentas para escavação - Na Ferrocarril.
- Não tinha rádio
- Pombo correio - Colocava a carta no pezinho do pombo, o pombo treinado!
- Jornal de Vigo
- A linha de trem foi construída na década de sessenta
- Plantavam batata, trigo - tudo que desse. dava muita coisa.
- Namoradas?! Sim... sim... tive algumas namoradas no pueblo.
- Laura ( a do meu amigo Julito!!! rs) foi minha namorada também. Mas o pessoal lá era moderno. Quando soube que eu ia para o Brasil disse que eu podia escrever uma carta, mas que não dava para ter nada sério.
- Teve uns amores. Nessa idade tem aquelas... (coloca a mão no peito). Aquela coisa que mexe mais...
- Teve uma em Campos Bezerro que mexia e que disse que queria namorar comigo. Jozefa (Lê Rozefa). Mas ela tinha namorado e o namorado mandou recado para eu não me aproximar, que ela era namorada dele. Ah... ela casou, teve filhos, netos, deve ter morrido já.
- Luiza e ___ (esqueci!) ... tiveram muitas. Tinha muitas garotas bonitas. E elas eram todas amigas.
- Mas o que eu gostava mesmo era de dançar! Eu dançava bem! Tinha o bolero, eu lembro bem, e a valsa e o passo doble e o começo do tango. Eu lembro bem! Dançava muito! Eram umas festas boas!
- E aqui no Brasil também. Era trabalho, trabalho. Mas eu cheguei com 20 anos... tinham aquelas festas, eu namorava também. Mas foi lá na Espanha que comecei a passar a linha (rs!)...
- Era bom!

O velho Benjamim é um homem bonito aos oitenta. Aos vinte... Sorri ao contar...
" Mas passa! O bom da vida é viver. Viver com alegria! Tem que ter uma ilusão... e otimismo... era muito frio no inverno e ninguém reclamava. A gente vivia aquela vida ali e era bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário